Conheça-me

Sempre tive uma proximidade Especial com a natureza e seus seres…

Desde muito cedo comecei a ter experiências de contato com esses seres, principalmente por conta do Mergulho Autônomo.

O amor e carinho com animais domésticos surge com a passagem de dezenas de grandes amigos que, por velhice, ou circunstâncias da vida, passaram e ainda passam pelo meu caminho, cada um tomando conta de uma parte de meu coração.

Fui contratado para finalmente desenvolver um trabalho inédito no Legislativo Carioca (e talvez até no executivo) em 05 de Fevereiro de 2009. Logo com minha Coordenação na causa animal da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, foi criada a Comissão Especial de Proteção Animal da ALERJ, a qual também tive a felicidade de Coordenar.

 

Apenas 3 dias depois de minha nomeação, em 08 de Fevereiro fiz a primeira operação, juntamente com o Batalhão Florestal. Foi a feira da Tijuca(ao lado da estação S. Francisco Xavier), logrando em 400 animais salvos e 3 pessoas detidas.

1 semana depois da operação OXÓSSI da Pol. Federal, fizemos a Feira de Caxias, mostrando que, ademais da grande operação, o tráfico se mantinha no local. 200 animais recuperados e salvos, entre eles cães que eram vendidos na feira, em situação de maus tratos.

Em 04 de Abril disparei a operação “Gaiola Aberta” na feira de Honório Gurgel. nessa ocasião, além dos animais resgatados e salvos, ainda identificamos a migração criminosa de “pirataria” e roubo de veículos para o tráfico de animais silvestres. 1 traficante preso.

Na data de 4 de maio/2009, o jornal “O Globo” noticia que o tráfico de animais entrava finalmente na pauta da ALERJ, através da audiência pública que provoquei, graças as feiras livres. Nessa ocasião, agregamos o debate das ONG´S, Executivo Estadual e Municipal e da sociedade civil em geral;

Dessa audiência pública, surgiu o Grupo de Trabalhos Misto formado por mim(representando o legislativo e coordenando o trabalho), SEPDA, IBAMA, protetores e ONG`S. Desse trabalho sério surge o PL Nº 2428/2009 que ESTABELECE NORMAS PARA A PROTEÇÃO DE ANIMAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Aconselho a quem gosta de animais a conhecer. Em meu entendimento, o melhor PL de Proteção Animal do Brasil (tomara que algum dia vire Lei e seja cumprida).

 

Continuamos nossas operações com a vistoria que fechou 4 lojas no Mercadão de Madureira, conhecido ponto regular de maus tratos, apreendendo 70 animais que “inauguraram” a Fazenda Modelo da prefeitura, mesmo que a força.

Disparei a vistoria no CCZ do município, sobre a eutanásia de PitBulls que levou a Fechando o Mercadão de Madureiramobilização de centenas de protetores de animais no plenário da ALERJ.

Ainda no combate também ao Tráfico e maus tratos de animais, em julho de 2009 coordenei operação na feira de Alcântara, com auxilio da DPMA (Delegacia de proteção ao Meio Ambiente) quando recuperamos 66 animais entre silvestres e domésticos.

Em agosto do mesmo ano, disparei nova fase da operação “Gaiola Aberta” na Zona Sul, coibindo e apurando denúncias de animais em cativeiro nos Bairros Leblon e Ipanema. Foram mais de 100 animais resgatados em 2 operações na localidade, além da distribuição de cartilha de Educação Ambiental, falando sobre os males do Tráfico de Animais, a importância das adoções de domésticos, cartilha também idealizada, desenvolvida e trazida ao físico por mim.

rinhaEm outubro de 2009, após um trabalho de inteligência, em Parceria com a DPMA, conseguimos estourar a mais antiga Rinha de Galos em Duque de Caxias(funcionava ha 15 anos), o que culminou na recuperação de 77 galos de briga e na prisão de 101 pessoas.

No mês de dezembro/2009, respondendo a denúncias da Pol. Rodoviária Federal, disparamos uma operação onde foram apreendidos mais 40 pássaros e reconhecido o MAIOR traficante de pássaros da Região.

Em Janeiro/2010, respondendo a denúncia anônima, recuperamos 7 cobras e 1 coruja que eram supostamente usadas em rituais satânicos pelo sacerdote Wladimir de Oya, o que configurava maus tratos, além da falta de documentação regular dos animais silvestres.

De fevereiro a maio salvamos ainda mais de 300 animais graças a denúncias recebidas via telefone, internet, etc, denúncias essas que, foram apuradas em sua INTEGRALIDADE durante minha Coordenação. Tomando inclusive não só o dever fiscalizatório do Legislativo, mas por vezes o próprio trabalho do mesmo.

Antes de operaçãoEm março, à pedido da Instituição “Casa CÃO e GATO”, disparamos vistoria no Zoonit, que culminou em relatório pedindo o fechamento dessa instituição ao MP Estadual. Posteriormente, fiz relatório que solicitava a apuração do envolvimento da fundação em possível tráfico e venda de animais silvestre, relatório esse que foi entregue na DPMA (P.Civil) porém, não sabemos porque o inquérito teria sido arquivado.

No mês de abril recebi o prêmio internacional Platinum 1000, dado pela Platinum Foundation, Sea Shepherd, Fundação de Estudos do Mar Onda Azul e entregue em cerimônia na ALERJ, comemorando meus mais de 1300 mergulhos autônomos em prol do meio ambiente e da defesa dos animais marinhos. Esse prêmio foi dado a poucos no mundo, incluindo o ambientalista e pesquisador Jaques Cousteau e seu filho.

platinum

Temos o caso ainda da Fábrica de Filhotes em maio de 2010 quando recuperamos 46 animais de uma “fábrica de filhotes” em Seropédica, que posteriormente gerou uma das penas mais severas, sem precedentes na proteção animal.

Em outubro de 2010, tentamos salvar a Baleia encalhada em Búzios, mas chegamos tarde, a baleia havido morrido apenas 1h antes da nossa chegada.

Tive também a felicidade de ser o organizador e realizador, juntamente com a Sea Shepherd e a Fundação de Estudos do Mar Onda Azul, da operação que gerou o EMBARGO da construção de um píer particular em Búzios, o que traria destruição e a morte de centenas de seres marinhos.

Em época de eleições, contrariando a PROIBIÇÃO de atuar (por conta das eleições e o desejo de políticos de não desagradar a ninguém, mesmo a criminosos), mesmo assim continuamos apurando e procedendo nas denúncias as Comissões.

Voltamos a trabalha com o Aval do Legislativo, após as eleições, exatamente no caso das chuvas da Região Serrana quando, fomos a primeira equipe a resgatar e auxiliar na estrutura de Teresópolis e Itaipava.

Nessa ocasião tivemos a felicidade de participar do resgate do famoso cão CARAMELO e de Resgate do famoso Cachorro Caramelo Teresópolismontarmos a estrutura tanto de Teresópolis como de Itaipava, o que possibilitou o salvamento de centenas de animais.

Esse sou eu, um amante do meio ambiente e de todos os animais, que não tem medo de trabalhar e que, quando teve a oportunidade LEGAL, agiu de forma forte e contundente contra traficantes e maltratantes de animais.

Hoje continuo atuante como ativista, palestrando sobre a questão animal em instituições, membro da Sea Shepherd, do Projeto Divers for Sharks e auxiliando ao diversas ONG´S e protetores independentes, assim como, sempre antenado para defender qualquer animal, Recebo diversos apelos da sociedade civil, ocupo o espaço abandonado pelo poder público, que teria a obrigação legal de agir, mas não o faz.

Atualmente tenho lutado como sempre contra as injustiças e barbáries cometidas contra animais, meio ambiente, crianças e idosos. Fiz do fim dos Rodeios em nosso país uma meta, o que tem causado ameaças a mim e minha família. Mas não calarão minha voz. Onde e enquanto estiver vivo, lutarei contra essas atrocidades!

No ano de 2012, tive a oportunidade de participar juntamente com os 2 outros dirigentes da Divers For Sharks, da assinatura de convênio entre a Fundação do lendário Jean Michel Cousteau e a Divers for Sharks, firmado em favor da Educação Ambiental para crianças de nosso País, no Projeto Embaixadores do Mar.

Isso só reafirmou meu amor pelas crianças e a importância da formação sócio-cultural e ambiental no futuro das gerações.

Em Maio de 2013, recebi a Medalha São Francisco de Assis do 3º Milênio, dada pela Câmara dos Vereadores do RJ, em reconhecimento aos relevantes trabalhos pela causa animal.

Atualmente exerço meu trabalho como Secretário Parlamentar do Deputado Federal Roberto Sales, único membro titular da comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados em Brasília do Estado do Rio de Janeiro. Continuo diariamente apurando e fazendo meu melhor para defender as bandeiras pelas quais dedico minha vida.

Agora, resolvo finalmente encarar a missão de atuar civicamente na política, visando trazer moralidade e seriedade no trabalho que abrange o Meio Ambiente, nossas Crianças, Idosos e nossos indefesos Animais.

Muito prazer em conhecê-los!

 Algumas de minhas realizações:

– Combate ao Tráfico de Animais Silvestres com operações nas feiras de Caxias, Tijuca, São Gonçalo, Honório Gurgel, entre outras.

– Salvamento de mais de 3.000 animais em situação de tráfico e maus tratos.

– Projetos sócio-ambientais junto ao Centro Cultural Vencer na Ilha do Governador.

– Audiências Públicas na Alerj que geraram um grupo de trabalho que desenvolveu o P.L nº 2428/2009, considerado por várias autoridades do meio como o melhor PL jamais criado para a proteção animal (aguardando votação).

– Primeiro Simpósio de Proteção Animal da ALERJ.

– Vistoria no Mercadão de Madureira.

– Fim do Rodeio de Japeri-RJ.

E tantas outras ações diárias que continuam acontecendo, mesmo nesse exato momento em que você lê este texto.

Add a Facebook Comment

Uma resposta para Conheça-me

  1. ROSANGELA diz:

    Quem dera que pelo menos meio por cento da população do planeta pensasse como vc, repeitando os animais…
    Também tenho um blo, desabafodanatureza.blogspot.com quem quiser pode dra uma olhada….

Deixe uma resposta