Você sabe porque quando vota nulo ou branco ajuda os corruptos?

politician-608x405Vou dar uma explicação que, certamente fará com que você entenda porque seu voto válido é tão importante.

Como é eleito um candidato? Existem 2 formas de se eleger… Com os seus próprios votos ou através dos votos da legenda. Explico:

Seja pelos seus próprios votos ou pelos da legenda, todo candidato depende de uma coisa chamada quociente eleitoral.

Basicamente o quociente eleitoral é o resultado da divisão dos votos válidos pelo número de “cadeiras” (cargos) a serem eleitos. Um exemplo básico… numa determinada câmara de vereadores existem 5 vagas. Na cidade, durante as eleições, foram apurados 100 votos válidos, ou sejam, não contam os votos brancos e nulos.

Então: 100(votos) divididos por 5(vagas) será igual a 20, então o quociente eleitoral será de 20 votos.

Aquele candidato que alcançar os 20 votos ou mais, será eleito pelos seus próprios votos…e os demais?

Digamos que houvessem 20 candidatos concorrendo as 5 vagas. Um fez 20 votos e se elegeu… sobram 80 votos. O segundo colocado fez 18 votos… então 2 votos que foram dados ao seu partido (legenda ou outro candidato) serão considerados para a sua eleição. sobram 62 votos. O terceiro fez 10 votos, mais 10 votos serão retirados da legenda ou de outro candidato de seu partido e ele se elegeu com a metade dos votos necessários… restam 52 votos… e assim por diante elegendo as 5 cadeiras, podendo o último dos 5 vereadores ser eleito com um número ínfimo de votos.

Então, entendemos que, quanto menos votos válidos, menos votos são necessários a um candidato para se eleger.

Mas por que quando eu voto nulo ou branco eu favoreço aos corruptos?

Porque normalmente os corruptos compram votos, gastam fortunas em campanhas ou são os conhecidos “coronéis”, que tem seus currais eleitorais formados por pessoas que votam nele não por acreditarem nas suas intenções, mas por OBRIGAÇÃO!

Então, imagine no exemplo acima, um desses corruptos que já tem em seu eleitorado, comprado ou “obrigatório”, 40 votos?

Automaticamente (ainda usando o exemplo acima) ele será eleito e ainda elegerá mais um de seus correligionários (normalmente corrupto também) só com os votos do “curral eleitoral” dele.

Tá explicado porque muitos honestos ficam de fora da política e quando tentam não se elegem?

Então, você decidir votar nulo ou branco, por preguiça de pesquisar ou mesmo porque está revoltado com a política NÃO RESOLVE NADA…SÓ PIORA!

Por favor, não favoreça os corruptos, que agradecem quando você vota nulo ou branco… Use seu direito constitucional de escolher e poder cobrar de seus dirigentes.

Nós que somos honestos, contamos com você!

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

Deixe uma resposta