Compromissos com os Idosos

A 3ª idade consiste em idades se aproximando ou ultrapassando a média de expectativa de vida dos seres humanos e, portanto, o fim do ciclo da vida humana.

As pessoas idosas têm habilidades regenerativas limitadas e são mais propensos a doenças, síndromes e acidentes do que os adultos mais jovens.

Apesar de serem os diretos responsáveis pelas realizações e construções de tudo o que vivenciamos atualmente, não recebem o devido respeito, nem pela maioria da população, tão pouco pelos Governantes.

No caso dos governantes, creio que o seja por não se verem mais (em sua maioria) obrigados ao exercício do voto e, assim como Animais e Crianças, acabam desprezados por aqueles que dependem do voto para se elegerem.

São milhares de idosos abandonados pelas próprias famílias em instituições, onde vivem em condições sub-humanas de abando e esquecimento.

Aqueles que tem a sorte de terem famílias amorosas, ou tendo construído uma vida financeira segura, manterem-se independentes, encaram diariamente obstáculos como ruas não adaptadas, falta de atividades voltadas a 3ª idade, desrespeito das poucas leis criadas em seu favor.

São meus compromissos com os idosos do Rio de Janeiro:

* Adaptação e reparo das vias públicas. Para quem não sabe, é obrigação legal do comércio, residência, prédido de apartamentos ou mesmo órgão público, a manutenção de suas calçadas. Atulmente vemos buracos, desníveis, obstáculos, enfim, dificuldades que passam despercebidas para os mais jovens, mas que são “obstáculus quase olímpicos” para os mais velhos.

* Criação de eventos e atividades, coordenadas por grupos em parceria com as subprefeituras de cada localidade. Ginástica, dança, teatro, música… A criação da Olimpiadas Municipais da 3ª idade, com eventos e provas adaptadas para a rotina desse que já nos doaram tanto de suas vidas e trabalho.

* Criação e cadastro do “Idoso Fiscal”. Que fiscalizará a aplicação efetiva de leis voltadas aos idosos, servindo como os olhos do Legislativo e do executivo.

* Criação do Conselho Municipal do Idoso. Um conselho que acompanhara as fiscalizações e que opinará na rotina do Rio de Janeiro, criando em conjunto com o legislativo e executivo as alternativas viáveis para os problemas de sua classe.

É meu compromisso pessoal, independentes de aprovação de Leis:

* Coordenação de Gabinete da Defesa do Idoso – Os direitos de nossos idosos são diariamente desrespeitados em nossa cidade. Essa será uma coordenação combativa e atuante, fiscalizadora da garantia desses direitos.

Nossos idosos merecem MUITO MAIS respeito, pelo seu legado e por fazerem parte de nossa história!

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

Deixe uma resposta