Prefeitura de Queimados no RJ dá exemplo que devia ser seguido Nacionalmente

Pessoal,

Muitos de vocês já sabem que a prefeitura de Queimados no RJ proibiu o uso de veículos de tração animal nesse município.

A ATITUDE desse prefeito, o Sr. Max Lemos, de forma corajosa e em cumprimento ao Código de Postura do Município, é PIONEIRA e merece todos os aplausos da população, não só da Defesa Animal.

Fato é que programas jornalísticos e é claro, a MÁFIA DOS CARROCEIROS… sim, porque para quem não sabe é uma máfia… várias carroças de um mesmo proprietário que, “aluga” essas carroças e seus animais (muitos visivelmente sob maus tratos), desconfigurando a velha história de que seria um hábito CULTURAL do município, têm criticado fortemente essa postura.

É evidente que muitos desses carroceiros fizeram desse “hábito cultural” seu meio de vida. Mas devemos nos lembrar que também era cultural andar nu, canibalismo, e tantas outras práticas abolidas pela Lei, que se fundamenta principalmente na ética.

Também reconhecemos que o Município de Queimados e particularmente as áreas “atendidas” pelos carroceiros, são carentes de calçamento, linhas regulares de transporte público e necessidades básicas para o mínimo de cidadania…Mas…..

“UMA COISA É UMA COISA, OUTRA COISA É OUTRA COISA!”

O assunto aqui são os cavalos de Queimados, Lei orgânica e ética para com animais. Não devemos, e nem a imprensa, se render ao conceito de Especismo. Em linhas geras e fazendo um resumo bem resumido, o Especismo é o conceito de que espécies seriam mais importantes que outras, nesse caso, o Ser Humano como a espécie mais importante. E cabe lembrar que o ser humano não é mais importante que NENHUMA outra espécie no planeta. Todas essas espécies viveriam perfeitamente bem sem o ser humano, o que não é uma verdade inversa. E isso é dito e comprovado cientificamente.

Muitos questionam como ficariam as pessoas que dependem desse meio de transporte? Que as ruas não são asfaltadas para o mínimo necessário à circulação de veículos motorizados…

Daí eu comento… uma coisa é o assunto ANIMAL, outra são as necessidades da população de Queimados. Não é e nunca será JUSTO que animais (nesse caso os cavalos) venham a sofrer para que os seres humanos se beneficiem. Os demais problemas também são de responsabilidade do Prefeito Max Lemos e, queremos crer que esteja ciente deles e os solucionando.

Falando em seres humanos, a retirada das carroças é diretamente responsável também pelo fim da famigerada FEBRE MACULOSA. Sim, pois para quem não sabe, uma fêmea do carrapato que infesta estes cavalos pode “botar” até 8.000 ovos. E para quem não sabe, os carrapatos não habitam a maior parte do tempo no animal, indo a ele apenas para reprodução e alimentação. Eles “põe” seus ovos em locais como frestas de assoalho de madeira, paredes e locais similares. E que lugar mais propício para isso que uma carroça feita de madeira?

Aqui o Atitude Animal deseja dar os PARABÉNS ao prefeito Max Lemos por sua coragem, retidão e seriedade. E desejamos que todos os problemas da população de Queimados sejam sanados em breve, mas sem a necessidade do sofrimento dos animais para tal.

Como dizia Gandhi:

“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados”

Para aqueles que desejam manifestar sua satisfação com a postura do prefeito Max Lemos, solicitamos que sejam enviados emails para:

MAXLEMOS15@GMAIL.COM

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

Deixe uma resposta