EU FUI XINGADO, ESCULHAMBADO, DESACREDITADO…MAS QUEM TINHA RAZÃO AO FINAL?

Amigos,

Vocês se lembram de um post meu sobre o “clamor” de algumas ONG´S e MOVIMENTOS de Defesa dos Animais e até autoridades no qual o título era VAMOS TER MAIS RESPONSABILIDADE NO TRATO COM AS LEIS?

Clique aqui para relembrar: http://www.fabianojacob.com.br/2012/04/3418/

Pois bem, nele eu falava sobre essas ONG´S, MOVIMENTOS e pior, sobre AUTORIDADES que estavam fazendo um “escândalo” com o que afirmavam ser fato a retirada do caráter de CRIME previsto atualmente para os casos contra animais, passando apenas a Contravenção Penal. O que me intrigou na época era que NINGUÉM dizia (nem as autoridades), quais seriam as fontes de tamanha CELEUMA e mais, desse “quasímodo” jurídico.

Na época fiquei mais uma vez (por querer ter uma ATITUDE responsável como sempre), taxado como chato, fui esculhambado, desacreditado, até XINGADO por conta disso. Foi dito que preferiam ACREDITAR nas ONG´S, MOVIMENTOS e AUTORIDADES, visto que elas eram pessoas “importantes”. Donde se concluí que uma pessoa por ser inteligente (mas não importante), não só não mereça credibilidade, como ainda possa ser desacreditado, como eu fui.

Nesse post eu alertava e tentava fazer com que as pessoas apenas pensassem, pudessem agir com serenidade, prudência e mais, que não se alardeasse uma situação que poderia ainda por cima, motivar nossos “inimigos” (organizadores de rodeios, maltratantes, comerciantes, pesquisadores, etc) a se mobilizarem politicamente em sentido inverso ao nosso.

Pois bem, depois desse preâmbulo, quero esclarecer que a Fundação Fala Bicho, através de sua Presidente Sheila Moura (com a qual manifestei minha opinião inicialmente) acaba de publicar em seu excelente blog “O Grito do Bcho”, matéria falando exatamente sobre o tema e mais, colocando no ar uma entrevista feita com o Procurador de Justiça e Relator do Ante-projeto de Lei que reformula o Código Penal Brasileiro, o Dr. Luis Carlos Gonçalves, entrevista essa a qual aconselho a todos ouvirem, mas da qual, fiz questão de reproduzir aqui alguns trechos:

Todos os trechos abaixo são da fala transcrita do Dr. Luiz Carlos, referentes a fonte das informações anteriormente comentadas e mais, sobre o fundamento das mesmas.

-“Realmente esse BOATO não tem fundamento, eu acredito que ele tenha vndo de uma má compreensão de uma providência que nós tomamos…”

-“A proposta que fizemos foi a de revogar a Lei de Contravenções Penais e CRIMINALIZAR aquelle comportamento contra animais que alí eram meras contravenções…”

-“O movimento que a comissão adotou até aqui é no sentido OPOSTO a esse…” (n.a dos boatos)

-“Posso falar por mim como relatos: Não tem nenhum fundamento a opinião de que a comissão vá descriminalizar condutas contra o meio ambiente…bem pelo contrário, eu particularmente estou vendo com horror esse código florestal que estão aprovando aí…”

E muito mais foi dito no sentido de demonstrar que se tratava de um boato sem FUNDAMENTO e vocês poderão escutar diretamente no post do “O GRITO DO BICHO”

Mas gostaria ainda de transcrever mais uma parte, sobre esse “Pedágio” que está sendo proposto na Internet, pelo mesmo Movimento que lançou esses boatos… e mais uma vez dando datas…dia 14 de maio próximo. Nas palavras do Relator:

-“NÃO PROCEDE! Não tem nenhuma procedência. Ao contrário, a gente tem as reuniões de 7, 10 e 11 de maio em Brasília, mas a pauta está sobrecarregada com os crimes sobre a incolumidade pública.”

-“Não existe nenhum elemento de que esse tema vá entrar na pauta da semana que vem!”

Ou seja, mais uma vez, de forma irresponsável estão conclamando a defesa animal para mobilização, num assunto que não tem o MENOR FUNDAMENTO, e pior… mais uma vez baseando-se em elucubrações irresponsáveis.

Como eu disse, muito mais foi dito, e todo mundo deveria ler e ouvir o post da FALA BICHO.

Link para a entrevista podcast com o PROCURADOR E REDATOR

Falando ainda sobre os clamores de “sangria desatada”. Como mencionei no post inicial, esse ainda é um ante-projeto de Lei, o que significa que ainda deverá se tornar em Projeto de Lei, dar entrada em pauta, ser discutido, debatido…que emendas surgirão até que seja votado. Vão se lá bons anos até o novo código penal estar devidamente aprovado, sancionado e valendo. Espero ainda ter dentes nessa época.

Fica aqui, MAIS UMA VEZ, meu alerta:

Não é porque não somos IMPORTANTES, ou porque não temos cargos POMPOSOS que tenhamos que ser taxados como ignorantes ou idiotas.

No final das contas, esse mero blogueiro aqui é que tinha razão.

Link para a postagem do “O GRITO DO BICHO”

http://www.ogritodobicho.com/2012/05/sheila-moura-entrevista-o-relator-da.html

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

Deixe uma resposta