MASSACRE DIÁRIO DE TUBARÕES DEZENAS DE TONELADAS POR DIA

Reproduzo aqui um excelente texto de Alex Hofford, fotógrafo preocupado com a preservação dos oceanos e seus habitantes, publicado no BLOG Imensidão Azul, de meu amigo Paulo Guilherme Pinguim. http://oglobo.globo.com/blogs/imensidao/

Além de recomendar a leitura do Blog, publicado no site do Globo, ainda gostaria de indicar o apoio aos tubarões, através do projeto DIVERS FOR SHARKS, idealizado pelo Pinguim e do qual sou um dos primeiros membros. http://www.vakinha.com.br/Vaquinha.aspx?e=28233

 

MASSACRE DIÁRIO DE TUBARÕES DEZENAS DE TONELADAS POR DIA

O texto abaixo descreve brevemente o resultado do trabalho de pesquisa e espionagem realizado por Alex Hofford, fotógrafo preocupado com a preservação dos oceanos e seus habitantes.

Leia o texto completo original em inglês aqui:http://www.alexhoffordphotography.com/node/2333

Japão, Cidade de Kesen-Numa.

Acontece todo dia por volta das 05 da manhã uma verdadeira demonstração do massacre que os tubarões vem sofrendo nos mares seis dias por semana.

Pilhas e mais pilhas com uma média de 20 tubarões são montadas no mercado, fazendo um total de 75 toneladas de tubarões. Se prestarmos atenção no tamanho dos menores, que não devem chegar nem a 30 quilos, dá para fazer uma rápida conta e pensarmos quantos indivíduos por dia são comercializados. Ou devemos dizer são apagados do meio ambiente marinho?

E tudo feito com uma organização digna de uma máquina. A máquina de destruição dos oceanos.

Às 06:30 os tubarões já organizados em pilhas são estripados e os corações são separados por homens com botas de borracha em cores brilhantes. Logo após vem o pessoal com as mangueiras de água limpando as carcaças e o chão.

Às 08 horas em ponto entra a máfia japonesa do comércio de barbatanas, com um carro para cima e para baixo atacando os charutos de corpos cinzas e sem vida daqueles que já foram reis nos oceanos, cortando todas as nadadeiras dorsais, peitoral e caudal. Para quem acha que só a China tem esta máfia de tráfico de barbatanas, olhem bem no vídeo abaixo. Kensen-Numa é a capital japonesa das barbatanas de tubarão. Eles vão de pilha em pilha dilacerando os já estripados corpos.

Para completar o quadro de horror, corvos negros ficam nas sombras esperando conseguir um pedaço de carne ensangüentada.

As cestas quando completas de barbatanas são então levadas para um caminhão perto onde um funcionário com um bloco vai fazendo o controle.

Às 09:30 horas a chacina já acabou e um trator vem pegar as toneladas de carcaças retalhadas.

O porto de Kesen-Numa localiza-se na província de Miyagi, no noroeste do Japão e é o único porto dedicado exclusivamente à captura de tubarões.

Assista aqui no vídeo o processo todo:

Já forma presenciados em julho deste ano mesmo as seguintes quantidades de animais mortos em dois dias:

  • 119 tonelandas de tubarão azul (Prionace glaucaof)
  • 10 toneladas de tubarão salmão (Lamna ditropis),
  • 3 toneladas de mako (Isurus oxyrinchus) landed on the dock at Kesen-numa.

Aproximadamente metade das barbatanas amputadas em Kesen-numa vão para o mercado internacional de Hong Kong, onde as barbatanas de Kesen-numa são consideredas de uma “marca valiosa”.

Como nos tempos remotos, as barbatanas de tubarão chegaram a substituir o ouro nas negociações China x Japão, é fácil entender porque o local de secagem das barbatanas é um segredo no Japão e ainda maior na China.

Se no passado as barbatanas de tubarão eram poucas e caríssimas, se deve ao fato de no passados serem pequenos os barcos que os pescavam. Mas hoje em dia, com toda a tecnologia empregada, barcos gigantescos, linhas resistentes que chegam a vários quilômetros de comprimento e viagens de pesca que levam dias e dias, indo cada vez mais longe, esta pesca se tornou desastrosa, para não dizer devastadora para as populações de tubarões.

Não estará na hora da opinião pública olhar para este porto em Kesen-Numa?

Já tivemos o filme Shark Water falando sobre este problema e o Oscar 2010 de melhor documentário falando sobre o massacre de golfinhos…

Alex Hofford, fotógrafo preocupado com a preservação dos oceanos e seus habitantes.

_____

Está na hora de nos unirmos em defesa dos tubarões!

E para isso uma iniciativa brasileira vai lançar a campanha em defesa dos tubarões pelo mundo. Em breve estará aqui a campanha “Divers for Sharks” – Mergulhadores em defesa dos Tubarões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

Deixe uma resposta