Enquanto o Governador e o Prefeito SAMBAM, nós vacinamos… Um relato inconformado!

Pessoal,

 

Hoje tivemos o enorme prazer de conhecer pessoalmente o Cristiano Moura da Silva, defensor abnegado dos animais da Rocinha.

Enquanto a Rocinha estava em “alta” (na mídia), por razões nada honrosas, vi vários “PROTETORES” tirando fotos, aparecendo abraçados a moradores, circulando pelas ruas de acesso a comunidade, depois, quando a Rocinha voltou a ser apenas um lugar de gente que trabalha, oprimidos pela sociedade e abandonados pelos governantes, esses “protetores” que tinham 1001 projetos…todos desapareceram.

Falo isso de cadeira, conheço a situação, já que ha mais de 30 anos a família de minha esposa mantém obras sociais em comunidade aqui da Ilha do Governador e, mais recentemente, minha esposa assumiu no ano de 2011 a presidência dessas obras.

Temos combatido a ignorância, levado projetos sócio ambientais e educativos às crianças das comunidades atendidas por nossas obras e por isso falo de CADEIRA quando me refiro aos “politiqueiros” de plantão, que gostaram de tirar fotos e aparecerem na mídia, enquanto a rocinha era a nova menina dos olhos da audiência.

Mas e agora? Passados 3 meses dos acontecimentos que levaram a Rocinha a baila… onde estão os “protetores”? Onde estão os “projetos”? Onde está o PODER PÚBLICO (fora as dezenas de policiais que se mantém no local)???

Quem ficou prá trás? Exatamente os poucos protetores de animais, que fazendo das tripas o coração, lutam diariamente, empenhando o que tem e o que não tem para, além de resgatar, vacinar, castrar e adotar os animais abandonados dessa comunidade (que deveria receber o tratamento de uma CIDADE) ainda levarem um pouco de “educação ambiental” e conscientização a população, tão carente de apoio.

Nesse espírito de revolta (sim estou revoltado não só com nossos governantes como com esses politiqueiros criadores de factóides) procurei não me manifestar sobre a Rocinha, nesses 3 meses desde sua pacificação. Venho acompanhando de longe na intenção de não ser confundido como mais um a querer me “aproveitar” dos holofotes midiáticos, torcendo para que todo esse “auê” não fosse mais uma decepção e que os projetos ALARDEADOS (tanto por pré-candidatos como por políticos) viessem a se tornarem realidade… Mas só não acerto na Mega Sena… Como sempre, os projetos foram esquecidos e os políticos e pré-candidatos voltaram às suas rotineiras tarefas…

Na última quinta-feira percebi o desespero nos apelos do Cristiano e de diversos amigos, através de posts nas redes sociais. Acompanho o trabalho (e volto a repetir a palavra pois é a que melhor descreve) ABNEGADO do Cristiano e de seus companheiros que, abrindo mão de suas vidas pessoais, dinheiro de seu trabalho, espaço de sua casa, se doam sem nenhuma espera de retorno, salvo as lambidas e abanos de rabos de dezenas de cães resgatados na Rocinha.

Percebi também que nenhum desses politiqueiros de carteirinha JAMAIS estendeu a mão ao Cristiano, que nenhum político entrou pelas vielas apertadas da Rocinha para chegar até a casa do Cristiano, ao menos para ver do que ele precisava.

O que mais me assustou foi que, salvo engano meu (e posso me enganar) nunca tinha visto um apelo por ajuda desse protetor…mas ao contrário, vi incontáveis posts de resgates, cuidados e doações por parte do mesmo…

Não podendo mais me eximir das responsabilidades e do caminho que escolhi por amor em minha vida, resolvi tomar uma atitude, atitude essa a que conclamo a todos ao final dessa matéria… E parti para fazer o que eu podia, o pouco que tenho possibilidade e capacidade.

Combinei com o Cristiano e fui hoje, dia 19/02/2012 a seu encontro e, vacinamos a galerinha resgatada com a vacina dectupla canina. Optei pela ajuda na forma de vacinação por várias razões, dentre as quais a dificuldade de levar essa “galera” até o Vet, de que poucos vet´s iriam até o local de forma solidária, da prevenção e profilaxia de doenças na intenção de salvar essas vidinhas que já sofreram muito e da facilidade de doações mais frequentes de ração e outros similares.

Foi muito bom conhecer o Cristiano pessoalmente,  e ter a oportunidade de caminhar pelas vielas da Rocinha (fazia tempo que não fazia esse tipo de exercício para a “perna ruim” que carrego), ver a realidade do abandono social e dos animais locais, compreender mais de perto os problemas sócio ambientais dessa comunidade. Fui recebido pelo Cristiano e a cadelinha Faith, uma branquinha apaixonante que segue o Cristiano o tempo todo, com um olhar de agradecimento, daqueles que só quem lida com esses seres espiritualmente mais desenvolvidos conhece.

No mais, correu tudo muito bem. O espaço que o Cristiano dedica aos cães, apesar de toda a carência da proteção é muito bom. Os cães estão protegidos, apesar do forte calor, que me fez pingar como uma cachoeira. Aliás, podíamos tentar angariar um Ar Condicionado para o Cristiano, mesmo que fosse usado. Como a regularização da Luz ainda não chegou até aquele ponto da comunidade, isso não geraria maiores gastos ao protetor e daria maior conforto aos animais por ele tutelados. Fica a idéia.

O carinho dos animais por esse defensor é visível, assim como a recíproca é mais que verdadeira. Vacinamos os peludos e estamos torcendo para que não aconteçam mais mortes na casa do Cristiano. Ele, ao contrário de colecionadores é muito responsável. Castra, cuida, reabilita e procura adoção. Um exemplo de protetor!

Deixei a comunidade com apenas 1 certeza… a de que tenho que fazer mais pelos animais do Cristiano… de que temos que nos unir pois, enquanto nosso Governador e nosso Prefeito SAMBAM, enchendo seus bolsos de dinheiro do Carnaval, pessoas como o Cristiano limpam cocô de cachorro, correm por doações, choram com as perdas e se dedicam de corpo e alma aos animais.

Infelizmente eu fiz besteira e perdi as fotos que tirei no local, restando apenas 3 dessas fotos publicadas ao longo desse artigo…

Agora o mais importante! PRECISAMOS AJUDAR O CRISTIANO A CONTINUAR EXECUTANDO ESSE MARAVILHOSO TRABALHO!!!

Para aqueles que puderem doar valores financeiros, que serão devidamente comprovados pelo Cristiano, seguem os dados:

BANCO BRADESCO

agencia 0472 – 3
conta 1000527 – 2
CONTA POUPANÇA (ATENÇÃO)

Titular: Fayllane Araujo Almeida

 

Para os que não quiserem depositar em espécie, basta manterem contato com o Cristiano pelo Facebook(clique aqui) ou pelo e mail rosadesaronh@hotmail.com… ou ainda pelo Telefone: 2180566288 e doações de ração, remédios, material de limpeza, etc serão MUITO bem vindas!

Se você não pode doar nada, ao menos doe seu tempo, seja ajudando com mão de obra ou apenas divulgando as adoções e o trabalho desse grupo, que pode ser acompanhado em seu site:

P.L.A.R-Projeto Lar aos Animais da Rocinha

Fica o meu MUITO OBRIGADO ao Cristiano por me receber em sua casa e me proporcionar a oportunidade conhecer seu trabalho e de ajudar, mesmo que de forma singela.

VAMOS AJUDAR PESSOAL!!!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

Deixe uma resposta