COMPLEMENTANDO DENÚNCIA GRAVE NO RJ (MORTE DE CADELINHA) E SOBRE O DESCASO DA LEI CONTRA ANIMAIS

Então pessoal, eu prometí que quando estivesse com os documentos nas mãos eu divulgaria melhor o caso, bem como onde esse erro teria acontecido.

Para quem não lembra do POST, basta clicar AQUI

Mas a amiga Rachel Moreira acabou antecipando e publicando no Facebook. Reproduzo aqui o relato!

Para tirar qualquer dúvida que meus amigos tenham:

 

O que aconteceu foi que EU marquei castração no posto de atendimento veterinário da prefeitura, unidade engenho de dentro. É uma clínica que um vereador construiu e cedeu/doou para a prefeitura fazer o atendimento de animais nessa região. Liguei, marquei e td que me foi dito foi: o animal tem que ter até 20kg, no máximo 6 anos, não estar grávida, no cio, nem amamentando, jejum de 12 horas de água e comida, dar banho na véspera do procedimento. Marcado para dia 8/11 às 13h, estava pedindo a Izabella Coelho, que me acompanhasse quando me lembrei que teria um compromisso no mesmo dia e que me tomaria a tarde toda. Visto que não é fácil conseguir vaga para castração gratuita, ofereci as meninas que me ajudam a cuidar da Vitória se alguém queria ir no meu lugar. A Ana Elisa Sanches, mostrou interesse em castrar uma de suas cadelas e feito isso, passei todos os dados acima por escrito para que ela cumprisse à risca td que me foi passado. No dia, ela e o marido levaram a Xuxa, cadela em questão, para castrar no tal posto. Entregaram a cadela para a cirurgia saudável, aos olhos leigos, já que não é feito NENHUM exame pré-operatório.

Feita a cirurgia, entregaram a eles uma animal completamente desacordado, com o curativo e um papel (receita) onde tem escrito apenas CADELA (sem nada que individualize o animal, nome, raça, cor, NADA) e as quantidades de medicação preenchidas a mão nas lacunas próprias. No mais diz quando iniciar a medicação e quando retirar os pontos. A medicação prescrita já é impressa na receita, sobrando ao veterinário (?) apenas preencher a dosagem. Foi prescrito enrofloxacina 50mg, 2 comprimidos, 1 vez ao dia, durante 7 dias e cetoprofeno gotas, 15 gotas, 1 vez ao dia, durante 3 dias, somente após a refeição, rifocina ou povidine ou merthiolate na ferida cirúrgica 2 vezes ao dia, por 10 dias.

Também está escrito para retornar imediatamente em caso de qualquer problema, ou procurar um médico veterinário da SEPDA através dos telefones da ouvidoria, mas lembrando que não há atendimento nem plantão nos fins de semana e feriados.

Conforme prescrito, a medicação foi iniciada no dia 9/11 e administrada corretamente. No dia 12/11 pela manhã houve o 1º atendimento veterinário já que ela estava vomitando MUITO sangue. De acordo com o laudo do vet que atendeu, hemorragia digestiva e foi prescrito medicação anti-hemorrágica que foi feita. No dia 13/11 a noite a cadela estava com as mucosas esbranquiçadas e apática. Levamos a outra clínica pois precisava que hovesse plantão, mediante dia e hora. A veterinária que atendeu, após ler todo o histórico e ver as fotos, fez diversas medicações e disse que ia tentar, mas que o quadro dela era muito grave, pois havia perdido muito sangue. A cadela ficou internada, mas em 1 hora acabou morrendo. De acordo com o laudo dessa veterinária, houve “ingestão de medicações em altas concentrações” e no fim diz que “suspeita que devido a altas concentrações de medicações prescritas, possa ter havido formação de úlcera péptica e possível rompimento deste”, ressaltando que a cadela pesava 8kg.

Em nosso entender há a possibilidade de erro na prescrição sim, mas tb pode ter havido a troca de receitas com outro animal, uma vez que nada especifíca a quem se destina. O fato de não haver um plantão da prefeitura para atendimento de emergência, ao menos nos animais operados por eles, é no mínimo uma falta de comprometimento com o serviço prestado. Qualquer um que veja o receituário vai achar de um descaso absurdo a forma como é feito, já que nem carimbo e assinatura de veterinário responsável tem. Esse é o atendimento digno que a prefeitura presta ao contribuinte.

Desde já, MUITO OBRIGADA POR TUDO, FABIANO JACOB!!!

Então amigos, muito cuidado… quando a ESMOLA é demais, o santo deve sempre desconfiar. Levando seu cão para um desses serviços gratuitos, DESCONFIE SEMPRE!

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

Deixe uma resposta