E a Laica se foi… Caso de Maus Tratos no Recreio dos Bandeirantes

Se você tem Facebook, ou se faz parte da Proteção Animal atuante no nosso País, você deve ter visto esta foto sofrível por muitas vezes nesses últimos dias…

Pois bem, trata-se da Cadela pastor Canadense Laica, paraplégica e maltratada, ferida que gerou um clamor por salvamentos em todas as redes sociais nesse feriado de 12/10/2011.

Uma vizinha preociupada, percebendo o estado deplorável em que se encontrava essa Cadela, lançou um apelo desesperado em favor da mesma nos últimos dias.

Logo se montou um movimento em favor do resgate, captaneado pela querida Lu Teixeira, protetora atuante e séria aqui do RJ. O combinado seria que, a Lu iria até a casa da vizinha, atestaria os maus tratos por fotos e, ela com mais 2 protetoras me ligariam, para providências junto a polícia, no sentido de resgatar a cadela e autuar os maltratantes… e assim foi…

Tudo preparado, carro, veterinário, até adoção para essa cadelinha já tínhamos…mas infelizmente, menos de 24 horas foram muito para ela…

A tarde começou como planejado…Lu na vizinha, fotos tiradas, só faltava uma última providência… descobrir se o maltratante estaria em casa, para podermos fazer a apreenção da cadela e a autuação do “tutor”. Aconselhei a Lu que fosse ao prédio para descobrir junto ao porteiro essa importante informação.

E não é que ela encontra o maltratante, chegando do trabalho na portaria? Após explicar sobre sua preocupação, a Lu teve sua entrada franqueada pelo maltratante ao apartamento…mas era tarde de mais:

Laica já estava morta.

O “tutor” ainda nem sabia disso também. Não demonstrou qualquer tipo de tristeza, alegando ainda as absurdas palavras:

“Eu estava até pensando em levá-la a um Veterinário!”

Pensando? Deixou a cadela chegar a esse ponto sofrível???

Me pergunto quanto de sobrevida feliz essa cadelinha poderia ter tido, se o caso nos tivesse chegado antes…

A Lu retornou ao apartamento da vizinha e mais uma cvez nos comunicamos, para as providências quanto a punição do maltratante… nada traria a cadelinha de volta, tão pouco a punição é dolorosa…afinal, no Brasil crimes contra animais são enquadrados na Lei de Crimes do Meio Ambiente, e essa lei, infelizmente, não leva ninguém a cadeia… Sempre termina em transação penal…

Mas era importante o registro, uma vez que poderemos lutar para impedir que esse maltratante volte a ter um animal imediatamente, e o submeta a tamanha falta de cuidados.

Entrei em contato com meu parceiro e mentor, Cel.Delvo que imediatamente acionou uma viatura para o local…Aliás, fica nosso agradecimento ao batalhão do Recreio dos bandeirantes que nos atendeu muito bem e que foram absolutamente profissionais, nas figuras do Cabo Marcus e do Sargento Brandão, que conduziram a ocorrência.

Nesse meio tempo, imaginando “não sei o que”, o maltratante retirou Laica da varanda, a colocou nim saco de lixo e partiu com o corpo em seu carro…provavelmente para “desovar” essa que foi companheira da família, em algum valão por perto…

Em vista disso, os policiais qualificaram a esposa do maltratante (que a meu ver é tão maltratante quanto ele) e, na incerteza de seu retorno, partiram com a Lu para a DP do Recreio.

Estive o tempo inteiro com a Lu ao telefone, instruindo a ela, aos policiais, tanto da PM quanto da PCERJ sobre a legislação pertinente e os procedimentos cabíveis, mesmo no que se refere a tipificação do crime… aliás, lembro que como houve morte do animal, a pena é aumentada em 1/3.

A Lu foi muito bem atendida na DP, registrou a ocorrência e, na segunda feira estaremos aditando esse R.O com um laudo veterinário feito pelo bom amigo Cel.Veterinário PMERJ Dr. Jorge Lobo.

Agora começa uma nova batalha… após o inquérito ser remetido ao MP, temos de fazer pressão no caso, para impedir que esses maltratantes voltem a repetir esse descaso com a vida, retirando dos mesmos o direito a tutelar outro animal por um bom tempo… e nessa época, a ajuda de todos amigos do Atitude Animal será muito necessária…

Fica a tristeza, a angústia…mas também a certeza de que brilha uma nova estrelinha no céu, uma estrela branca e radiante, de nome Laica.

 

 

 

 

 

 

 

Para ver maior, basta clicar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para ver maior basta clicar

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

2 respostas para E a Laica se foi… Caso de Maus Tratos no Recreio dos Bandeirantes

  1. Maravilhoso o seu trabalho, li tudo…. obrigada… tb conte comigo para o que seja necessario… estou nos USA, mas assino e ajudo de todas as maneiras, esta gente tem que ser processada. Desafortunadamente e uma pena minima, pq aqui seriam anos de carcere e multas…nao podemos deixar que esta gente MF…S saiam com a sua… Fabiano, vc faz mais que a ong ”cadeia para quem maltrata animais” que deveria ter ajudadeo ai no RIO e nem sequer responderam os apelos , inboxes e e emails de todos os amigos que gritaram por ajuda…absurdo…contem comigo…

  2. Magaly diz:

    Oi Amigo como vão as coisas no caso Laica??? Ou não foram???
    Beijos no coração.

Deixe uma resposta