CUIDADO…LOBO EM PELE DE CODEIRO ESTÁ ENGANADO A PROTEÇÃO ANIMAL

Então pessoal,

 

Fui contactado por algumas fontes que me retransmitiram emails disparados pelo já famoso “PINOCCHIO” do Facebook, aquele que quer enganar a proteção animal com factóides ligados a questão dos carroceiros no Rio de Janeiro.

Nesses emails ele me acusa LITERALMENTE de ser favorável aos carroceiros e contra o fim da tração animal…

Se não fosse cômico (principalmente vindo de quem vem) seria trágico, explico:

Me acusar de ser à favor da tração animal, logo eu que brigo contra maus tratos, e de forma REAL, não virtual… que já me envolvi em diversas situações, coloco minha vida em risco frequentemente… como eu disse é ridículo!

Eu sou SIM, contra atitudes eleitoreiras, factoides criados para mobilização de protetores, que tem mais o que fazer, que normalmente dedicam suas vidas para ação e não FALASTRAGEM, única e exclusivamente para auto-promoção, mostrando não só seu “poder” contra seu desafeto, o Secretário Municipal de Transportes, Sr. Júlio Lopes, bem como tentando criar ações, uma vez que o mesmo JAMAIS sequer resgatou um pombo em sua vida.

Seguem-se os seguintes questionamentos a todos que apoiam essa Negligente movimentação:

1- Em se extinguindo a atividade de carroceiro por traçã animal, o que seria feito dos milhares de animais que deverão ser entregues a tutela do estado?

2- Onde eles seriam hospedados?

3- De onde viria a verba para suas necessidades?

Como pode-se ver, estamos em épocas onde nossos professores não possuem salários compatíveis, nossos bombeiros batalham por uma vida mais dígna, faltam médicos para atendimento à população carente, policiais arriscam suas vidas e têm de morar em áreas de risco, tudo isso pela FALTA ETÉRNA DE VERBA…

Percebem então que, mobilizar a população para apresentar o PROBLEMA, sem ter uma SOLUÇÃO nada mais é que um factóide?

Toda e qualquer atitude que venha a influir sobre vidas, sejam elas humanas ou animais, devem ser alicersadas em conhecimento, possibilidade, realidade, responsabilidade e acima de tudo: HONESTIDADE.

Ao contrário de uma proposta vazia, sem elaboração e sem a menor chance de acontecer nesse momento, volto aqui a apresentar proposta minha, do mês de maio do corrente ano, reproduzindo aqui as soluções imediatas para a melhoria do problema, até que as autoridades possam se estruturar para o efetivo fim da exploração animal das carroças:

Pois bem, esse problema dos carroceiros é recorrente e Nacional. Nós, defensores dos animais e do meio ambiente temos conhecimento dos casos mais escabrosos, desde maus tratos a abandono desses animais que dão sua força de trabalho para o sustento de humanos.

Esse tipo de caso me recorda muito a fábula da Galinha dos ovos de Ouro. É evidente que nenhum defensor dos animais gosta de ver um veículo de tração animal, mas… já que o problema existe, ao menos gostaríamos de ver esses carroceiros devidamente orientados, para que se conscientizem que, maltratando esses animais, matam suas “galinhas dos ovos de ouro”.

Como conhecedor dos problemas dos animais e do sistema legislativo, conheço bem as soluções para esse problema, soluções essas que dependem da BOA VONTADE POLÍTICA!

Registro aqui (para que não venham dizer depois que a idéia é de outros) algumas soluções simples (mas que dependem do poder público) que resolveriam de forma gratificante o problema dos animais de tração;

1- Criação de uma cooperativa dos carroceiros (municipal).

a) Criação de um programa governamental de qualificação e educação no trânsito, criado especialmente para carroceiros.

b) Criação de um curso voltado aos carroceiros de manejo de equinos, criado e ministrado com as características dessa classe.

c) Dentro dessa cooperativa, encontros regulares, com palestras e mini-cursos voltados a carroceiros.

2- Criação de uma regulamentação para o tráfego de carroças no Município, voltada a proteção dos animais e dos carroceiros.

a) Regularização das carroças com identificação e habilitação especial para esses carroceiros.

3- Apoio veterinário com campanhas de vacinação aos animais de carroceiros regularizados pelo municipio.

Ou seja, teríamos os carroceiros LEGALIZADOS, que teriam que cumprir uma série de requisitos para serem considerados LEGAIS, e os não legalizados, que estariam sujeitos a apreenção de suas carroças, animais, etc.

Dentro desse ideal, teríamos animais acompanhados e protegidos, assim como carroceiros “educados” ambientalmente, em cidadania e mais, incluidos dentro de uma classe regularizada e não mais à margem da sociedade.

Soluções simples, que podem ser conveniadas a entidades privadas e que teriam um impacto socio-ambiental gigantesco!

 

Já chega da memória curta de alguns protetores de animais e do desconhecimento dos mais novos, que com isso, acabam sendo utilizados como marionetes num jogo de interesses…

Esse Sr. tem um jargão político que adotou: “Eu falo, eu faço!”

Faz o que? Alguém já foi ajudado por esse senhor num resgate, que seja de um porquinho-da-índia? Ele já fez lar temporário para algum protetor? Ele já contribuiu financeiramente com algum animal em necessidade? Já proporcionou veterinário para um animal necessitado?

Ele se ampara nas feiras de adoção, que começou a auxiliar de Janeiro desse ano. Lembre-mo-nos que ele sempre foi patrocinado por empresas e petshops e, por essas razão, tem de estar próximo da proteção animal… Mas qual foi sua ajuda EFETIVA? Promover casamentos de 12 mil reais encomendados por donos de animais? Festas à fantasia para inauguração de petshop? Blocos de Carnaval onde os pobres animais acabam sofrendo com o barulho?

Caro PINOCCHIO, existem vozes antigas que conhecem toda a sua trajetória mediocre de tentativas de aproximação da proteção animal… e sempre próximo de alguma eleição… Assim foi com a SUIPA, quando o sr tentou vincular seu nome a essa instituição durante um evento, e que foi seriamente admoestado pela sua presidente, Sra. Isabel publicamente via Internet… para quem tem memória curta, esse mesmo senhor tentou mobilizar pessoas para a destruição dessa mesma SUIPA, quando das acusações que se mostraram FALSAS posteriormente… A grande verdade é que os Defensores da causa animal, que sempre militaram com sangue e suor nessa causa, têm memória, e essa memória é capaz de suprir a amnésia política que se abate sobre alguns protetores e o desconhecimento dos mais novos…

Caro senhor, para falar de mim, faça alguma coisa antes, resgate ao menos 1 animal, faça um lar temporário, banque um veterinário… Eu já fiz isso incontáveis vezes. Não por acaso fui premiado com o PLATINUM 1000, prêmio Internacional também merecidamente dado anteriormente a Jaques Cousteau e seu filho, graças a mais de 20 anos de militância pelo meio ambiente e junto a diversas ONG´s reconhecidas…

Se o Sr deseja calar nossa boca, faça-o com ações, trabalhando, e não criando factoides políticos ou manipulando massas que desconhecem o verdadeiro teor de seu caráter… Invista nisso, em trabalho!

Quem sabe o sr. não acaba até realmente gostando da Defesa Animal? Afinal, a esperança em sua honestidade é a última que morre!

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

Uma resposta para CUIDADO…LOBO EM PELE DE CODEIRO ESTÁ ENGANADO A PROTEÇÃO ANIMAL

  1. Angel diz:

    Fabiano, eu ñ sei quem é esse lobo, mas deve ser um lobinho, começando ainda, pq tem um lobo velho na proteção, inclusive copiando seus processos…

Deixe uma resposta