Relato do Encontro de Direito Animal de Queimados

Então pessoal,

No último dia 19/07, sob a brilhante organização da amiga Amélia Silva, aconteceu o Encontro de Direito Animal do Município de Queimados.

Para esse encontro, foram convidadas as autoridades do Executivo da Cidade mas, sem surpresa, NENHUMA dessas autoridades (Prefeito, vice, secretários municipais) compareceram. Afinal, sempre é mais fácil FUGIR às responsabilidades que encará-las de frente, ao menos para nossa classe política.

Também foram convidados comerciantes da cidade e autoridades diretamente ligadas a questão animal. O encontro aconteceu no 24º BPM-RJ e, se posso classificar o encontro em uma palavra ela seria SUCESSO!

Amélia, presidente Pró-Vida Animal

Começamos com a brilhante explanação dos problemas da Cidade, feita pela

Presidente e fundadora da Pró-Vida Animal, Amélia Silva que, através de imagens e comentários, emocionou a todos com o trabalho abnegado e competente (mais uma vez substituindo responsabilidades que seriam da administração municipal) no salvamento, reabilitação e adoção de animais abandonados. Também explanou sobre o sério problema dos carroceiros da cidade, algo que acompanhamos com preocupação em todos os municípios Fluminenses e particularmente na Baixada Fluminense e Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro.

Logo depois, tive o prazer de acompanhar uma breve exposição e o total compromisso de apoio do Capitão Leonardo da Silveira, representando o comando do 24º BPM, batalhão esse que tem dado TODO o apoio ao trabalho da Pró-Vida Animal!

Fiquei encantado com o trabalho do Projeto NINO, espetacularmente exposto pela amiga Shirley Gomes, terapeuta em cinoterapia. O Projeto visa expansão do trabalho e possibilita atuação de forma interdisciplinar, pois crianças especiais necessitam de profissionais de diversas áreas, como por exemplo, além do Fisioterapeuta e Veterinário, é fundamental a inserção de outros profissionais como fonoaudiólogo, psicólogo, neuropediatra, psicomotricista, odontopediatra, etc. Um trabalho emocionante, de reconstrução de vidas com o apoio de animais… aprendi MUITO com essa palestra e fiquei apaixonado pelo trabalho! Longa vida ao projeto NINO.

Tinha chegado a minha vez… explanei sobre os problemas relacionados a questão animais silvestres e o tráfico de animais aliando-se aos demais ilícitos, falei sobre a questão do abandono e do compercio ilegal de animais domésticos e finalizei expondo a questão de nossos oceanos e particularmente sobre a importância da cultura política na questão animal.

Tive o prazer de reencontrar a Dra. Juliana Emerique de Amorim, atual titular da DP de Queimados e, ex titular da DPMA, com quem tive o PRAZER de trabalhar por 2 anos, com os melhores resultados na questão animal de todos os tempos no Estado do Rio de janeiro. Acompanhamos a bela explanação sobre a questão legal e a fragilidade da Lei de Crimes Ambientais e, posteriormente, ouvimos com alegria o compromisso da Delegada em combater todas as formas de crime ambiental em Queimados… o que, aliás, não esperávamos nada de diferente.

Ao final, após recebermos o carinhoso certificado de AMIGOS DOS ANIMAIS DE QUEIMADOS, um farto lanche, deliciosamente preparado pela Amélia para os convidados.

_

Que esse seja o primeiro de muitos encontros. Como eu disse, nossa maior arma contra a IGNORÂNCIA na questão animal é a EDUCAÇÃO, e isso se consegue com esse tipo de iniciativa!

Com certeza o Pró-Vida Animal e sua presidente Amélia são AMIGOS DE ATITUDE ANIMAL!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

Deixe uma resposta