Ativistas protestam contra fabricante da boneca Barbie por crime ambiental

Que coisa feia Barbie… Agora vão lançar a Barbie desmatadora, a Barbie Caçadora, a Barbie poluidora e mais algumas…

 

(do G1)

Greenpeace acusa Mattel de uso ilegal de madeira em embalagens.
Empresa anunciou política de sustentabilidade após protestos.

Ativistas do Greenpeace divulgaram nesta segunda-feira (13) uma série de protestos realizados em vários países contra a Mattel, fabricante de brinquedos dos Estados Unidos, que é acusada pela ONG ambientalista de adquirir madeira proveniente de desmatamento ilegal da Indonésia para a produção das embalagens da boneca Barbie, principal carro-chefe da empresa.

Ativistas do Greenpeace penduraram banner em prédio na região central de Londres, Inglaterra, contra a empresa de brinquedos Mattel (Foto: Reuters)
Ativistas do Greenpeace penduraram banner em prédio na
região central de Londres, Inglaterra, contra a empresa de
brinquedos Mattel (Foto: Reuters)

Na Inglaterra, ativistas burlaram a segurança e escalaram um prédio no centro de Londres onde foi pendurado um grande banner com a imagem do boneco Ken, também produzido pela companhia, informando o rompimento no relacionamento entre ele e a boneca Barbie. Em Tel Aviv, Israel, ativistas se vestiram como a boneca em frente a lojas de departamento e com motosserras simulavam matar um animal.

De acordo com o Greenpeace, a ação global, que também conta com um vídeo bem-humorado com o personagem Ken, tem o objetivo de pressionar a maior fabricante de brinquedos do mundo a romper contratos com fornecedores que utilizassem madeiras de árvores da ilha de Sumatra nos componentes.

Em Israel, mulheres se vestiram como a boneca Barbie e com motosseras simulavam matar um animal. O Greenpeace quer alertar a Mattel contra o uso de madeira ilegal na produção de embalagens para a boneca Barbie (Foto: Reuters)
Em Israel, mulheres se vestiram de Barbie e com motosserras
simulavam matar um animal. O Greenpeace quer alertar a
Mattel contra o uso de madeira ilegal na produção de
embalagens para a boneca mais famosa do mundo (Foto: Reuters)

A Mattel afirmou em comunicado no último dia 10 que irá desenvolver uma política de compras sustentáveis para todas as linhas de produtos, como foco na questão do desmatamento. De acordo com a empresa, a política incluiria requisitos aos fornecedores de embalagens, como o comprometimento no manejo florestal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

Deixe uma resposta