Saiba quais plantas podem intoxicar seu gato

Pois é… já ouvi muitos tutores dizerem: “cachorro e gato sabem a planta que podem comer…tem instinto!”

Isso não é uma verdade absoluta. Não podemos nos esquecer que são animais domésticos, que muitas das vezes NUNCA tomaram contato com aquela planta em particular, ou que são muito curiosos!

Assim, saiba como se previnir!

(do R7)

Alguns vegetais não fazem mal a humanos, mas podem prejudicar bichanos; entenda

Os gatos são animais curiosos por natureza. Quem tem um bichano em casa sabe o quanto ele adora bisbilhotar o novo vaso de plantas que seu dono acaba de comprar.

Entretanto, é importante saber com qual planta ele está se divertindo ou de qual está se alimentando, pois algumas podem colocar em risco sua saúde.

De acordo com Estela Pazos, veterinária pós-graduada em medicina felina, geralmente as plantas que possuem flores são as mais venenosas para os gatos.

– Elas possuem toxinas perigosas para eles e podem causar insuficiência renal, desidratação e intoxicação grave, levando-os até mesmo à morte.

Há casos em que o gato não precisa, necessariamente, ingerir a planta para se intoxicar.

Algumas liberam líquidos ou possuem veneno nas folhas. Ao entrar em contato com o bichano, essas substâncias podem contaminá-lo.

– A mais perigosa é o lírio [além de seus derivados]. Mas há outras também bastante venenosas. Bons exemplos são: antúrio, bico-de-papagaio, azaleia, copo-de-leite, babosa, comigo-ninguém-pode, coroa-de-cristo, costela-de-adão, mamona, espirradeira, hortênsia, tulipa, mamona, violeta e dracena. Além de proibida no Brasil, a maconha é nociva aos bichanos.

Se você possui alguma dessas plantas e um felino em casa, o negócio é seguir a dica de Cecy Passo, consultora especializada em gatos: deixe-as em uma altura em que o gato não consiga pegar.

Apesar de tantas opções tóxicas, há, também, plantas que fazem bem para os felinos. Segundo Cecy, a hortelã e o catnip são ótimas opções para acalmar o felino. A segunda opção, aliás, tem fama de causar efeito alucinógeno entre os bichanos. Mas a especialista desmente.

– Essa planta já chegou a ser associada à maconha, o que eu acho um desrespeito. Elas não têm absolutamente nada a ver uma com a outra, não é alucinógena. Apenas relaxa o felino, deixando-o mais descontraído para brincar.

Outras opções benéficas para os felinos domésticos são o mato ou  capim.

– Gatos fazem a higiene pessoal com a língua, então, ingerem muito pelo. Para eliminar a pelagem ingerida, comem mato ou capim para ajudar na digestão.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

Deixe uma resposta