O Latido do Cão!

Todo cão late, uns pouco, uns mais e outros muito mais. E isso pode ser um problema para a família e os vizinhos. E é motivo comum de desentendimentos nos condomínios. Há cães capazes de latir durante horas seguidas levando todo mundo à beira da loucura. Muitos são abandonados na rua por esse motivo e outros até assassinados com veneno.

Ninguém aguenta um cachorro que late sem parar, que late alto ou sem nenhuma razão aparente. O latido nem sempre tem relação com o tamanho do cão. O Pinsher Miniatura, por exemplo, é muito pequeno, mas um grande latidor.

Há cães que praticamente não latem, como muitos animais de pelo curto que além do mais são mais fáceis de tratar. Existe uma raça africana, chamada Basenji, que é um verdadeiro sucesso nos condomínios. O Lhasa, também, late pouco. As raças nórdicas, em geral, são mais tranquilas e latem menos.

Por que os cães latem?

Porque essa é a sua principal forma de comunicação, motivo que explica que não existe uma única forma de latir e nem um único tipo de latido. Eles latem para chamar a atenção do dono, para pedir comida, quando querem carinho, como protesto pela invasão do seu território (que no caso é a sua casa ou o jardim), para avisar que irão atacar, para entrar em casa, para pedir para ir passear, de medo etc.

O dono não é o único, mas pode ser o principal culpado pelo excessivo latido do cão. Toda vez que você atender a um pedido que ele faz latindo insistentemente, estará colaborando para que se torne um latidor. Nesses casos, a solução é só atender o desejo do cão quando ele parar de latir. Exemplo:fique com um petisco na mão (um osso, por exemplo) e só deixe ele pegar quando parar de latir. Fique parado na frente dele enquanto late desesperadamente pelo seu carinho ou com a guia na boca, ansioso para ir passear.

Aguente firme e só atenda seu pedido quando ele parar. A moral da história é que o cão precisa deixar de associar a satisfação do seu desejo com o ato de latir.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

Deixe uma resposta