Dia do Trabalho… cães também são trabalhadores

Logicamente que faltaram diversas “profissões” dos nossos amigões… atualmente eles são modelos, fazem novela e muito mais… mas tá valendo a matéria pelo dia do Trabalho!

Blog animais no “bulhufas”

Cães trabalhadores: fazendo a vida mais fácil para o homem

Durante séculos o cão tem acompanhado o homem, oferecendo a sua ajuda e companheirismo. Por isso se considera justamente esse animal nobre como o “melhor amigo do homem.”

Desde tempos antigos os cães eram usados para executar tarefas de diversos trabalhos, tais como pastoreio, caça e segurança. Seu temperamento, comportamento e física foram desenvolvidos no decorrer do tempo de acordo com a função a ser executada. Mais tarde nas cortes reais, a idéia de usá-los como animais de estimação, a moda que durou até hoje.

Atualmente os cães trabalhadores são treinados para tarefas específicas. Apesar de serem classificados de muitas maneiras, a principal delas é a que separa as raças de acordo com sua função.

Os cães de trabalho são usados para puxar trenós, salvar vidas, como cão de guarda, caça e defesa, entre outros.

Vejamos um pouco mas de detalhes das diversas funções que realizam os cães trabalhadores.

Cães de guarda e defesa:

São cães que têm características especiais de vigilância e proteção. O Dobermann, Boxer, Pastor Alemão e raças Rottweiler são ideais para atividades de segurança e defesa.

Cães de busca, busca e salvamento:

Sua missão é salvar vidas. Eles são treinados para que possam localizar, escavar e identificar a localização de vítimas soterradas de uma catástrofe, sob os escombros ou neve, de forma que a equipe de resgate possa continuar com trabalho de resgate. Estima-se que um cão de salvamento pode fazer em 20 minutos o trabalho de dez horas de um grupo de socorristas.

Cães policiais:

É cada vez mais comum encontrar cães no trabalho policial. Eles são usados principalmente para detectar drogas e explosivos.

Os cães que fazem o trabalho policial são geralmente os que facilmente se adapta a qualquer ambiente, possuem boa condição física e instintos de caça. Realizam seu trabalho entre 2 e 8 anos de vida.

Cães de guia:

São uma preciosa ajuda para os cegos, uma vez que proporcionam segurança e autonomia que lhes permita viajar sozinho.

As principais características que devem ter os cães-guia são: não devem exceder a altura mediana para um fácil manuseio de seu dono, ser sociável e obediente. Geralmente é utilizado para este tipo trabalho raças como o Labrador, Golden Retriever e Pastor Alemão.

Caçadores

Eles são criados para perseguir a presa. Os cães são geralmente de tamanho médio, corpo atlético e pelos curtos. Necessita de muito espaço para exercício, por isso nem sempre se adaptam à vida urbana. Eles são cães dóceis, mas são fortes instintos de caça. Entre elas estão: os Hound, Sabuesos, Teckel e Afgano.

Las principales características que deben tener los perros-guía son: no sobrepasar la talla mediana para que el manejo resulte cómodo a su dueño, ser sociables y obedientes.

Generalmente para esta labor se utilizan las razas Labrador, Golden Retriever y Pastor Alemán.

Pastores:

Como os cães de caça, os pastores são uma categoria que tem sido usada durante séculos. Estes cães são treinados para controlar o movimento de bovinos e ovinos.

Os cães bastantes ativos, inteligente e de diferentes tipos de pelos. Existe uma grande diversidade de raças de cães pastores. Inicialmente, eles eram altos e fortes para fornecer proteção para os animais contra os lobos e ursos. Mais tarde começaram a usar raças menores porém mas ágil.

Atualmente este tipo de cães incluem: o pastor alemão, pastor inglês, pastor belga, galês corgi, schnauzer gigante, e collie, e são usados também como cães de companhia ou cães de exposição. Seja qual for o trabalho realizado pelos cães, são uma grande ajuda para o homem e também uma excelente companhania

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

Deixe uma resposta