Criador brasileiro recebe pedidos de mil porquinhos de estimação por ano

Pessoal… isso é MUITO sério!
Mais um modismo dos “pet manpiacos”. Daqui ha algum tempo, teremos também milhares de porquinhos abandonados por aí!
MUITO COMPLICADO! Sou frontalmente contra!

(do R7)

Fazenda em Uberlândia é único criadouro de micro porcos do Brasil

Divulgação

Dário Fagundes é dono de uma fazenda de criação em Uberlândia, Minas Gerais, especializada em animais miniatura. Vaquinhas, pôneis e búfalos na versão mini sempre foram sucesso em feiras ou como atrativos em hotéis fazenda, conta ele. Os chamados micro porcos também.

Mas nada poderia preparar Dário, hoje à frente da fazenda familiar que já está na ativa há 50 anos, para a demanda que os micro porcos como animais de estimação teriam em todo o Brasil. Segundo ele, desde que celebridades começaram a aparecer na mídia ostentando os bichinhos como opção exótica de pets, a procura vem aumentando gradativamente.

– O interesse em adotar micro porcos como animais domésticos vem surpreendendo desde 2004. Dezenas de pessoas começaram a ligar pedindo encomendas e, atualmente, a demanda subiu de 300 filhotes ao ano para mil.

A cada nova ninhada de mini porcos na fazenda de Dário, a única no Brasil especializada em cruzamentos desse tipo de suíno, os pets são todos vendidos em uma média de quatro dias. Com tamanha procura, ele toma de antemão alguns cuidados para consumar a venda.

O desmamamento é feito aos poucos, para não traumatizar, e os animais já são despachados castrados. Além disso, quem tiver interesse em adquirir um, precisa passar por uma consulta com ele. Em apenas três dias, o criador já recebeu cerca de 400 pedidos de consultas.

– Gostamos de conhecer o perfil dos possíveis donos antes, e de explicar para eles todos os detalhes de como se cuida de um micro porco, para que não venha a acontecer a mesma calamidade que se dá com alguns cachorros e gatos, que acabam sendo abandonados pelos donos.

Experiente em adestramento de porquinhos para exposição, Dário tem levado o potencial dos micro porcos como animais de estimação cada vez mais a sério. Tanto que investe bastante no cruzamento dos bichos para o aperfeiçoamento da pelagem. Até aqui, ele diz que já tem 30 matrizes para a escolha dos clientes.

Entre as mais populares, estão as pelagens negra, chocolate e rosinha. Esta última, uma das mais procuradas, por conta do sucesso que ainda faz o protagonista do filme Babe – O Porquinho Atrapalhado (1995).

– As famílias com crianças gostam muito de ter um porquinho. Eles são brincalhões, inteligentes, limpos, educados e se dão bem com outros animais de apartamento. Os nossos micro porcos nascem do tamanho de uma xícara de chá e ficam da altura de um beagle ou de um bulldogue inglês.

Com uma alimentação saudável, ou seja, à base de milho triturado, cenoura ralada, beterraba, maçã e pêra, além das vacinas costumeiras que cães e gatos também precisam tomar, um animal destes pode viver até 23 anos. O preço de um micro porco é equivalente ao de um cachorro de raça, podendo variar de R$ 1000 a R$ 1700.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

Deixe uma resposta