Sagui-de-tufos-pretos, mais um descaso das autoridades.

Pois é pessoal,

Prá quem não conhece o Sagui-de-tufos-pretos, é esse camaradinha simpático aí de cima.

O sagüi-de-tufos-pretos (Callithrix penicillata), popularmente conhecido como Mico-estrela, é uma espécie macaco nativa da região Centro-Oeste do Brasil. Vive em savanas (cerrado), em florestas estacionais semideciduais, florestas secundárias e matas ciliares.

Espécies de sagüi, como o Callithrix penicillata, nativo da região centro-oeste do Brasil, são comumente capturadas e vendidas como animais de estimação. O tráfico de animais silvestres é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, e incorre em reclusão que varia três meses a um ano dependendo dos danos causados ao animal.

Considerado por uma grande maioria de biólogos como “PRAGA” por não se tratar de um animal indêmico do RJ, acaba por comer ovos de pássaros, insetos e desequilibrando o bioma local. Por não ter predadores, esse são estigmatizados como verdadeiros destruidores.

Poucos são os defensores desses pequenos animais que, lembremos, nunca pediram para estarem aqui. ~São dezenas de “micos” que morrem queimados em fios de eletricidade, atropelados e mesmo “caçados” por pessoas que os querem como animais de estimação, ou mesmo só por maldade.

Bom, ontem fui procurado por uma amiga que, teve seu apartamento invadido por um casal desses “danadinhos”.

Que fique CLARO que ela tentou contato com o IBAMA, Fundação RIOZOO e Bombeiros… claro, sem sucesso ou mesmo, que órgãos como o IBAMA (que teria OBRIGAÇÃO DE ATUAR) se prontificassem em resgatar e dar um bom destino a esses animais. Assim, não lhe restou outra opção, salvo soltá-los num conjunto de árvores na Tijuca, atrás de seu prédio… mas por incrível que possa parecer, eles voltaram para seu aparteamento no 4º andar do prédio. Ela os recapturou, colocou numa gaiola e veio bater aqui na minha porta…

Infelizmente eles se soltaram da gaiola improvisada e o macho correu para as árvores de um prédio aqui da rua. Já a fêmea, eu consegui recpturar e levei ao vet. Ela se encontra com saúde e, infelizmente como não temos protocolo de soltura para esse tipo de animal aqui no RJ, como nenhuma autoridade se responsabilizou… eu mesmo vou fazer a soltura, por PURA FALTA DE AMPARO DAS AUTORIDADES!

Aqui na Ilha do Governador só temos prédios de 3 andares. Em minha rua, particularmente só temos 1 prédio. Sou um privilegiado por morar numa casa grande, com Jaqueiras, Laranjeiras e coqueiros no meu quintal. Essas árvores são frequentemente visitadas por esses “micos”, assim, espero que essa “menina” se adapte. De toda a feita, vou ficar de olho!

Vou fazer a soltura hj ainda, filmarei e depois coloco aqui no site.

Mais uma vez, nós da socedade civil, temos de tomar o papél do Estado, por puro escaso das autoridades Municipais, Estaduais e Federais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Add a Facebook Comment

Deixe uma resposta